Pesquisar este blog

Kubso (pontos vitais) e Regras de Competição WTF

Kubso (pontos vitais) e Regras de Competição WTF


KUBSO

A palavra Kubso significa pontos vitais do corpo.Quando um destes pontos vitais,o Kubso, é atingido por um golpe, se imobiliza o praticante por um momento,chegando a fazê-lo sentir dores fortes que podem resultar até a morte.Normalmente este ponto é sensível, fraco no impacto, fácil de fraturar ou difícil de recuperar e fortalecer.
Com o conhecimento do KUBSO, um praticante pode dominar um advers´rio em tempo curto,sem que seja necessário o uso de técnicas desnecessárias.
Se dentro da academia, por acaso,um aluno for atingido, deve ser socorrido com cautela para evitar o pior. Deita-se o acidentado cuidadosamente e observar o estado da sua consciência,a palidez,a respiração e a batida cardíaca.se for necessário,encaminhá-lo para um hospital.

Os pontos vitais são:

1- fontanela anterior
2- temporal
3- região piramidal
4- lacrimal
5- região digástrico
6- junta da mandíbula
7- maxilar superior
8- lateral do queixo
9- abaixo do queixo
10- lábios
11- ângulo do maxilar
12-parte apófise estiróide
13- tireóide
14- tronco arterioso
15- clavícula
16- parte abdutor do polegar
17- veias cefálicas
18- arcada dorsal
19- região carpo(ligamento anular)
20- junta do ombro
21- osso nasal
22- veia jugular
23- corpo esterno(osso)
24- coração(plexos cardíaco)
25-plexos solar
26- baço
27- fígado
28- supra abdomem
29- umbigo
30- abdomem
31- região sacro
32- osso esquio
33- região genital
34- costa do pé
35- nuca
36- parte do pescoço
37- vértebras dorsais
38- vértebras cervicais
39- rins
40- cóx
41- parte de trás do joelho
42- tendão de aquiles
43- junta do tornozelo
44- junta do cotovelo
45- axilas
46- costelas
47- junta do joelho




CLÍNICA DE ARBITRAGEM
(SEGUNDO NORMAS DA WORLD TAEKWONDO FEDERATION)

Art.: 1 - PROPÓSITO.

O propósito das REGRAS DE COMPETIÇÃO é de conduzir todos os combates de uma maneira justa e imparcial, nas competições de todos os níveis , a serem promovidas e ou organizadas pela W.T.F. e suas Associações filiadas.

( INTERPRETAÇÃO )

O objetivo do artigo 1 é de assegurar a padronização de todas as competições de T.K.D. a nível Mundial , qualquer competição que não seguir os princípios fundamentais destas regras, não poderá ser reconhecida como competição de T.K.D.

Art.: 2 - APLICAÇÃO

As REGRAS DE COMPETIÇÃO devem ser aplicadas em todas as competições a serem promovidas e ou organizadas pela W.T.F. , Associações, Federações e Confederações.
Entretanto , qualquer associação desejando modificar alguma parte das REGRAS DE COMPETIÇÃO deve primeiro obter a aprovação da W.T.F.

( INTERPRETAÇÃO )

Qualquer organização, desejando fazer mudanças em qualquer parte das regras existentes, devem submetê-las a W.T.F. , juntamente com as razões das mudanças desejadas. A aprovação para quaisquer mudança destas regras deve ser deliberada pela W.T.F. trinta (30) dias antes de ser realizada tal competição.

1) Mudança de categoria de peso
2) Aumento ou diminuição do numero de árbitros
3) Mudança de posição para a mesa de inspeção, medica
4) Duração dos combates etc ...

São assuntos que podem ser incluidos nesta categoria de modificações, depois de ganhar a aprovação da W.T.F. primeiro , porem, pontos validos , advertências , deduções de pontos e a área de competição não será mudado de forma alguma.

Art.: 3 - ÁREA DE COMPETIÇÃO

A área de competição deve medir medir 12m x 12m e ter sua superfície totalmente lisa e plana, deve ser coberta pôr um material levemente flexivel.
Entretanto, a área de competição pode ser instalada em uma plataforma de 50 à 60 cm de altura, partir da base, se necessário, e a partir de fora do BAUNDARY-LINE deve ter uma inclinação inferior a 30 graus, para a segurança dos competidores.
A área de 8m x 8m , na parte interna da área de competição de 12m x 12m , deve ser chamada de CONTEST ÁREA , e a externa de ÁREA DE ALERTA.
A demarcação da CONTEST ÁREA e da ÁREA DE ALERTA devem se distinguir uma da outra por diferentes cores ou indicados por uma linha branca de 5 cm de largura, quando as superfícies forem da mesma cor.

A linha demarcada entre a CONTEST ÁREA e a ÁREA DE ALERTA deve ser chamada de LINHA DE ALERTA e a linha que margeia a ÁREA DE COMPETIÇÃO deve ser chamada de BOUNDARY-LINE.

A posição do Árbitro Central será marcada a um ponto 1.5m atrás do ponto do centro da Área de Competição, nas proximidades da 3ª Linha de Limite e será designada como marca do Árbitro.

 Posição dos juízes laterais

A posição do 1º Juiz será marcada a um ponto de 0,5m para fora e no centro da 1ª Boundary line, de frente para o ponto de centro da Área de Competição e a posição do 2º Juiz será marcado 0,5m fora do corner de fundo da 2ª Boundary line e a 3ª enfrentando o centro da Área de Competição. A posição do 3º Juiz estará marcado no corner existente entre 4ª Boundary line e a 3ª de frente para o centro da Área de Competição.

A posição do marcador será marcada a um ponto 1.5m atrás e 3m à esquerda da posição do 1º Juiz Lateral.

Posição do Doutor de Comissão

A posição do Doutor de Comissão será marcada a um ponto à 6m do lado direito do Marcador.

Posição dos competidores

A posição dos competidores devem ser marcada a um ponto distante 1m à esquerda e a direita do ponto central da área de competição , voltados para frente para o 1º Juiz. O lado esquerdo é reservado para a marca do competidor Azul ( Tchon ) , e o direito a marca do competidor Vermelho ( Hon ).

Posição dos Técnicos

A posição dos técnicos será marcada a 1m do ponto de centro da linha limite do lado de cada concorrente.

Posição da mesa de Inspeção

A posição da mesa de inspeção estará perto da entrada da área de competição para inspeção do equipamento de proteção do concorrente.





DIAGRAMA DA ÁREA DE COMPETIÇÃO





I - ÁREA DE COMPETIÇÃO
II - ÁREA DE ALERTA
III - CONTEST ÁREA IV - LINHA DE ALERTA
V - BOUNDARY LINE V-I - PRIMEIRA BOUNDARY LINE

.
( EXPLICAÇÃO #1 )

Cor : O esquema de cor da superficie do tapete tem que evitar dar uma reflexão severa. ou cansando o concorrente ou a vista dos espectadores.
O esquema de cor também deve ser emparelhado adequadamente ao equipamento do competidor, uniforme e competição.

( EXPLICAÇÃO #2 )

A Linha Alerta: Em princípio, a Linha Alerta deveria ser uma cor branca, porém, de acordo com as circunstâncias prevalecentes, pode ser usada outra cor contanto que não seja um impedimento à competição.

( EXPLICAÇÃO #3 )

Mesa de Inspeção : Na mesa de inspeção , o inspetor confere se todos os equipamentos de proteção usados pelo competidor são os que a W.T.F. aprovou e ajustou. No caso de eles serem impróprios, o competidor será impedido de participar da competição.

( GUIA DE CONDUTA 1 )

Juizo da validez de técnicas é relacionado aos limites da Área de Competição no cronometrar da declaração do árbitro de "Kalhyo". Qualquer aç&at ilde;o que acontece antes da declaração de "Kalhyo" é em princípio válido sem consideração da localização na qual as ações acontecem.
O árbitro funda a declaração de "Kalhyo" parcialmente na posição relativa dos concorrentes para a linha de alerta, e os competidores e juizes laterais baseia suas respectivas ações e declarações a partir da declaração de "Kalhyo"dada pelo árbitro central.
O critério do árbitro para a declaração de "Kalhyo" é o ponto a qual um pé de qualquer concorrente cruze a linha de alerta. Declarar "Kalhyo" na ausência de violações ou considerações de segurança ou antes de um pé de qualquer concorrente cruzar a linha da alerta é irregular, porém depende nas circunstância da partida, estas decisões instantâneas seguem o juízo do árbitro.
Quando o árbitro julga isto apropriado, permitir continuar ininterruptamente o combate, até o momento quando ambos os concorrentes atravessam a linha alerta completamente, o árbitro pode declarar "Kalhyo" ao seu julgamento com discernimento.

( GUIA DE CONDUTA 2)

O árbitro tem que ter total conhecimento das dimensões da área de competição e da aplicação destas dimensões ao arbitrar.
O árbitro tem que utilizar o limite totalmente da área de competição para evitar interrupções excessivas da partida. Porém quando um concorrente deixa a área de alerta com finalidade de administração negativa do jogo ou evitar a troca de técnicas, o árbitro tem que declarar "Kalhyo" e tem que avaliar a penalidade.
Quando ambos os pés de ambos os concorrentes cruzarem a linha de alerta o árbitro tem que declarar "Kalhyo" e se houver alguma vacilação por parte do árbitro para declarar "Kalhyo" nesta situação, responsabilidade para qualquer ocorrência será do árbitro.

Art.: 4 COMPETIDORES

01) Ser possuidor da nacionalidade da equipe que participa.

02) Recomendado pela associação de Taekwondo nacional.

03) Possuir certificado de Dan emitido pela Kukkiwon / WTF e no caso de campeonato mundial júnior deverá possuir certificado POON / DAN emitido pela Kukkiwon / WTF e ter idade entre 14 a 17 anos, isto baseado no ano da competição.

( INTERPRETAÇÃO )

A idade limite para campeonatos mundiais júniores está baseado no ano, não na data, dando segurança a competição de que o atleta esta entre 14 a 17 anos.
Pôr exemplo , no caso de que um Campeonato marcado para 9 de setembro de 1998, os participantes nascidos entre 1 de janeiro de 1981 e 31 de dezembro de 1984 são elegíveis a participar, estão no grupo.

01) O competidor usará um uniforme ( Dobok de Taekwondo ) e os protetores reconhecidos pela WTF.

02) Os competidores devem vestir o protetor de tronco, capacete, protetor genital , antebraço e canelas antes de entrar na área de competição e o protetor genital , antebraço e de canela deverá ser usado dentro do uniforme de Taekwondo , e o competidor deve trazer a marca " WTF - aprovou os protetores para uso pessoal ".

01) O uso ou administração de drogas ou substâncias químicas descritas no IOC que dopa , por lei são proibidas .

02) A WTF poderá exigir exame Ant-Doping a qualquer competidor se houver desconfiança de que o mesmo esteja sod efeito de drogas, e qualquer competidor , vencedor ou não , se recusar a submeter-se ao teste , estará sumariamente desclassificado.

03) O cômite organizador estará encarregado das provas médicas.

A elegibilidade de um concorrente é estabelecida satisfazendo para todas as três exigências listadas acima em seção 1 "Qualificação de Concorrentes".

( EXPLICAÇÃO # 1)

Possuidor da nacionalidade do time participante : Quando um competidor é representante de uma seleção nacional , a nacionalidade dele é decidida por cidadania do pais que está representando antes da liberação para participar.
Verificação de cidadania é feita por inspeção do passaporte
No caso de um competidor que segura mais que uma cidadania causar conflito , o competidor escolherá o time participante onde ele pertence.

Art.: 5 DIVISÃO DE PESO

1. Pesos são divididos em masculino e divisões femininas.

2. Divisão de peso : ... ...

CATEGORIA MASCULINO
FEMININO

FIN
Não exceder 54 Kg
Não exceder 47 Kg

FLY
Mais de 54 Kg e não exceder 58 Kg
Mais de 47 Kg e não exceder 51 Kg

BANTAN
Mais de 58 Kg e não exceder 62 Kg
Mais de 51 Kg e não exceder 55 Kg

FEATHER
Mais de 62 Kg e não exceder 67 Kg
Mais de 55 Kg e não exceder 59 Kg

LIGHT
Mais de 67 Kg e não exceder 72 Kg
Mais de 59 Kg e não exceder 63Kg

WELTER
Mais de 72 Kg e não exceder 78 Kg
Mais de 63 Kg e não exceder 67 Kg

MIDDLE
Mais de 78 Kg e não exceder 84 Kg
Mais de 67 Kg e não exceder 72 Kg

HEAVY
Mais de 84 Kg

                                                             Área de competição