Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de maio de 2011

Entrevista com Mestre Carlos Mariano – SP



1- astctakwondo.com:  Mestre Carlos, inicialmente gostaríamos de saber sobre sua trajetória de iniciante até a faixa preta;  com quem treinou e qual estilos chegou a praticar?

Mestre Carlos Mariano: Iniciei o Taekwondo WTF em Itaquera - SP na década de 80, meu então professor Emídio Watanabe foi embora pro Japão e eu me filiei a integração  Liberdade com o Mestre Yeo Jin Kim ao qual permaneço até hoje. Após faixa preta pratiquei Hapkido, Jiu-Jitsu, para ter uma noção melhor sobre lutas e técnicas de solo, mas minha paixão, dedicação e empenho são para o Taekwondo.
Sou 6º Dan no Taekwondo, formado em educação física e aconselhamento metafísico, também cursei psicodinâmica aplicada em negócios, psicanálise de Freud, behaviorismo (manejo comportamental), orientação para resultados e motivação humana, estudada por: Pavlov, Watson, Skiner e Bandura, me tornando pioneiro no Brasil na aplicação da metafísica e do manejo da orientação para resultados (O.R.) em atletas e professores de taekwondo. O que representa um Know-how exclusivo na área de treinamento e nas aplicações de variadas metodologias.

2 -Astctaekwondo.com: Acompanhamos seu trabalho no MCM Taekwondo Team, e gostaríamos de saber como se deu o seu engajamento nesse projeto, quais as dificuldades iniciais, e quais os resultados alcançados?
Mestre Carlos Mariano: Coordenar a equipe MCM Taekwondo Team é uma das maiores realizações da minha vida, ao longo destes anos, nos qualificamos, ampliamos o número de alunos e filiais (hoje são mais de 50 filiais e aproximadamente 1600 alunos), ganhamos títulos e reconhecimento nacional e internacional, em 2008, 2009 e 2010 fomos à equipe de taekwondo que mais cresceu em São Paulo, realizando o maior exame de graduação registrado na Federação Paulista.
As dificuldades iniciais são as comuns da maioria dos professores de taekwondo que é não ver o taekwondo como negócio e que mesmo os projetos sociais tem que ser auto sustentáveis.

3- Astctaekwondo.com: Como vê o Taekwondo competitivo nesse momento em que o Brasil busca atletas com potencial olímpico para 2016?
Mestre  Carlos Mariano: Neste momento estou triste com este desempenho, pois semana passada tivemos o Mundial na Coréia e o Brasil não chegou nem perto das principais classificações. Hoje com tanto dinheiro que entra na CBTKD que podem ser investidos em atletas e projetos visando a socialização do taekwondo, em minha opinião não estão sendo bem administrados.
Capacidade e potencial de atletas não faltam para o Brasil, o que falta é uma boa equipe com treinador e técnico competentes, nutrólogo, endócrino esportivo, terapeuta com experiência em manejo comportamental e motivação humana, uma meta planejada com toda equipe, inclusive e fundamentalmente com os atletas que vão compor este grupo. Isso sem falar na remuneração destes profissionais e atletas, ai sim começará a ter resultados significativos para o país.

4- Astctaekwondo.com: Qual a importância do Taekwondo Escolar neste contexto olímpico atual?
Ms Carlos Mariano: O Taekwondo escolar é fundamental para este contexto e para o contexto da educação, moral, cívico e pedagógico. Através de relatos dos pais, diretores, professores de colégios e experiência na pratica do Taekwondo, vejo os benefícios resultantes nas crianças mediante seus rendimentos na pratica do Taekwondo, demonstram maior desenvolvimento, autocontrole, autoconfiança, melhora na coordenação motora, notória melhora no rendimento escolar, além de adquirir um maior senso de disciplina, desenvolver técnicas de defesa pessoal e ainda melhoria no convívio familiar e social.

5- Astctaekwondo.com: Tendo em vista o crescimento qualitativo e quantitativo do número de praticantes no Brasil, como se daria a qualificação das novas gerações de mestres, de modo garantir profissionais diferenciados no Taekwondo Brasileiro?
Mestre Carlos Mariano: Esta é uma bela questão que venho destacando em minhas palestras e cursos que ministro com o Taekwondo Brasil afora. Este nosso pais é muito grande e a dificuldade na padronização e qualificação da modalidade é imensa. Acredito que como a Liga Nacional lançou o currículo nacional de taekwondo, essa idéia deveria ser abraçada também pela Confederação e em conjunto com este currículo lançar uma série de cursos online que facilitariam a questão da distância e ajudariam a qualificar e capacitar os profissionais do taekwondo.

6- Astctaekwondo.com: Como o Mestre Carlos Mariano vê a socialização do Taekwondo em todo o Brasil em programas como o MAIS EDUCAÇÃO?
Mestre Carlos Mariano: Vejo de uma forma muito positiva, o Taekwondo vem ganhando espaço em locais antesnão conquistados e o crescimento é real, a grande questão é:  O numero de professores que temos hoje dão conta deste legado? Temos que formar professores e garantir o crescimento do taekwondo.

7- astctaekwondo.com: Suas considerações finais, contatos, site, aos muitos admiradores e colegas que se espelham no seu trabalho:
Mstre Carlos Mariano: Agradeço e muito por poder colocar parte do meu ponto de vista nesta entrevista, torço e trabalho muito para desenvolver nossa modalidade.

Contatos:
Mestre Carlos Mariano - 6º Dan
www.mestrecarlos.com.br

Twitter: @mcmtaekwondo


carlos@mestrecarlos.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Fonte: Site: www.astctaekwondo.com
Por:  Marcelo Fernandes

Nenhum comentário: